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Comex 4.0 – Os avanços tecnológicos e seus desdobramentos na prática

O Comex 4.0 se refere às mudanças que o setor vem passando relacionadas a tecnologia e a revisão de processos burocráticos, com grandes tendências sendo aplicadas aos diferentes segmentos.

Portanto, prioriza a busca da agilidade e organização das tarefas, reduzindo custos e aperfeiçoando o fluxo de trabalho.

Nesse sentido, o tema apresentado neste artigo ajudará as empresas na execução de seus procedimentos de importação.

Veremos que é possível internacionalizar o seu negócio, mas é fundamental eleger uma empresa que seja idônea e composta por uma equipe íntegra e comprometida, especialistas em importação e apaixonados por solucionar problemas e, ainda, contar com as inovações tecnológicas para a gestão eficiente das operações logísticas internacionais do Comércio Exterior brasileiro.

Conceituando o Comex 4.0

Primeiramente, é importante levar em consideração que o Comércio Exterior é uma área que sempre é afetada pelas limitações dos processos burocráticos.

O termo Comex 4.0 cresce dentro das empresas importadoras porque tem relação direta com a adoção de novas tecnologias, tendo grande relevância no impacto que causa na indústria por conta das ferramentas pensadas a partir de uma nova metodologia.

Sabemos que o Comércio Exterior exige que processos logísticos burocráticos sejam praticados, observando leis aduaneiras que mudam constantemente. Sendo assim, os gestores do setor devem ter maior atenção às normas.

Como funciona o Comex 4.0?

Esse conceito faz a integração de alta tecnologia nas operações do Comércio Exterior, criando soluções para o setor e solucionando os processos objetivando que os custos sejam reduzidos e os ganhos do negócio elevados.

Com a digitalização de processos, com dados e sistemas integrados disponibilizados em nuvem, o tempo de reação é menor. Desse modo, torna as etapas mais ágeis, com a mitigação de erros ou de fraudes.

O Brasil está inserido nessa primeira fase que acelerou a digitalização por conta da crise sanitária, o que exigiu a execução dos processos de forma remota e online.

Com a ressignificação do Comex 4.0, o uso da inteligência artificial transformou o processo de automatização de notificações em avisos de prazos por e-mail, resultando assim em procedimentos muito mais céleres e facilitando a comunicação entre os setores.

Vantagens e desvantagens do Comex 4.0

É preciso continuar evoluindo e implementar outras tecnologias mais avançadas, para que os produtos e os serviços acompanhem as transformações em seu armazenamento, comercialização e gerenciamento.

Por enquanto em nosso país o maior exemplo são as empresas que utilizam a Inteligência Artificial para conectar transportadoras e cargas.

Vantagens

A principal vantagem do Comex 4.0 é a redução de custos no frete, em qualquer modal de transporte. No entanto, ainda existem muitas outras, como:

  • Simplificação da gestão do Comex;
  • Busca contínua de inovação;
  • Melhoria na eficiência dos processos;
  • Foco nas estratégias com maior competitividade;
  • Facilidade na tomada de decisões;
  • Integração de sistemas;
  • Centralização das informações;
  • Agilidade, eficácia e consistência nos processos.

Desvantagens

Existem poucas desvantagens envolvidas, mas podemos citar:

  • Especialização dos profissionais; e
  • Realização de investimentos.

O treinamento dos colaboradores garante que a resistência inicial na utilização das novas tecnologias seja quebrada, da mesma forma que o investimento em sistemas e softwares será compensado com a eficiência e a agilidade nos processos.

O Comex 4.0 e as principais tecnologias

O Comex 4.0 oferece recursos para suprir as necessidades de entrada e de saída das mercadorias, facilitando o serviço no ambiente de trabalho.

Dessa forma, as principais tecnologias a serem utilizadas devem ser as que integram recursos, com a possibilidade da centralização das informações.

Internet das Coisas

É uma tecnologia que integra diversos dispositivos, fazendo com que eles automatizem as suas funções. Assim, máquinas executam os processos sem que os colaboradores precisem controlá-las 24 horas.

Este é um exemplo para o caso do RFID (método de identificação automática através de sinais de rádio) aplicado em “etiquetas inteligentes”, permitindo que os produtos sejam controlados por equipamentos.

Cloud Computing

Possibilita o aumento da escalabilidade do sistema, fazendo com que tudo na empresa fique centralizado em um único espaço remoto. Influencia positivamente nos gastos, bem como aumenta a segurança da informação por meio de tecnologia gerenciada por uma equipe especializada.

Sistemas Integrados

Essa tecnologia permite que diferentes softwares se comuniquem, garantindo que as informações internas estejam sempre disponíveis em qualquer setor da empresa, simultaneamente, em dispositivos diversos.

No Comex 4.0 essa tecnologia facilita a comunicação entre todas as áreas logísticas de um setor portuário, agilizando a entrada e a saída de mercadorias.

Como o Comex 4.0 afeta o dia a dia das empresas?

A crise sanitária que se instalou no mundo apressou a implantação das tecnologias do Comex 4.0, pois as empresas se viram na necessidade de adaptar os seus processos para que pudessem se manter atualizadas e competitivas no mercado internacional.

A transformação digital, jamais vivenciada em nenhuma das revoluções industriais anteriores, está cada vez mais presente e com maior intensidade no cotidiano global.

Mais agilidade nos processos

O Comex 4.0 reduz burocracias e melhora o controle de dados, trazendo mais agilidade para os processos do Comércio Exterior e da logística internacional.

Segurança

Com o armazenamento de dados em nuvem, as informações pertinentes aos processos conectam departamentos, o que aumenta a credibilidade da empresa.

Gerenciamento de riscos

O controle e a transparência das informações permitem que os players façam análises com a finalidade de identificar, mapear e criar ações para mitigar possíveis riscos.

Redução dos custos

Com a automatização da Inteligência Artificial os erros nos processos são reduzidos, assim como os gastos extras.

Experiência do cliente

A qualidade do atendimento do prestador de serviços melhora a agilidade do atendimento e a satisfação do cliente por conta da otimização dos procedimentos comerciais e operacionais, uma vez que as informações são disponibilizadas com mais agilidade.

A Inteligência de Mercado da AIN Global a seu favor

Com uma equipe experiente e altamente qualificada, a AIN Global proporciona um atendimento de excelência próximo ao cliente para obter uma parceria de sucesso. Dessa maneira, com investimento em inovação e tecnologia, busca oferecer os melhores e mais sólidos resultados em importações.

A inteligência de mercado da AIN Global é perfeita para quem busca informações para negociação e redução de custos, além da necessidade de Big Data para operações mais eficientes.

Traz soluções também para os que desejam saber se o preço praticado por seus fornecedores é competitivo em relação ao do mercado, ou para saber qual o volume importado pela concorrência (share de mercado).

Indicado ainda para aqueles que querem saber quem são os fornecedores que exportam para o Brasil e estejam buscando novas fontes de fornecimento com uma empresa especializada no assunto.

Todos esses procedimentos têm a garantia das informações para a uma tomada de decisão acertada, sendo todas atualizadas e oficiais, além de um atendimento ágil e uma comunicação efetiva, com valores competitivos cobrados pela prestação do serviço.

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