Internacionalização de empresas: saiba por que começar agora

Este texto tem como objetivo ajudar as empresas que pretendem se abrir ao mercado internacional, iniciando as operações de importação e de exportação de suas mercadorias, mas ainda não têm experiência no Comércio Exterior. De antemão podemos afirmar que a internacionalização de empresas iniciantes pode ocorrer de forma segura com a ajuda de uma Trading Company.

Esta modalidade de empresa especializada nas operações do Comércio Exterior auxilia seus clientes nos seus respectivos processos de importação e de exportação, a fim de facilitar a intermediação entre as empresas brasileiras com as de outros países.

Elas fazem o meio campo na compra e na venda de produtos no mercado internacional por meio da importação individualizada, ou seja, o cliente será assessorado para lidar com os trâmites burocráticos, permitindo um melhor controle sobre seus processos.

Internacionalização: Processo fundamental para o crescimento das empresas

A percepção do maior erro das empresas está em não aproveitar a oportunidade que outros mercados têm a oferecer, tanto para a compra direta de produtos, assim como para a exportação.

Mais de 80% das organizações brasileiras encaram o processo de internacionalização das empresas com grande importância, uma vez que esses tipos de transações internacionais levam a fatores como o aumento das vendas dos produtos e diminuição do risco das operações.

A comunicação feita com diferenciados países de outros blocos econômicos no mercado mundial permite a facilidade na importação de produtos diversos pelas empresas brasileiras.

Por isso a internacionalização de empresas também fomenta a competitividade no nicho em que atua, possibilitando a negociação com novos fornecedores sem a dependência de trabalhar apenas no mercado local.

No mundo globalizado, as empresas buscam cada vez mais por inovações que agregam valor aos seus negócios.

Por isso o maior desafio é saber identificar o mercado-alvo em que irá trabalhar na importação e na exportação de produtos. Deve-se buscar as empresas e os parceiros ideais que irão contribuir na facilitação de todo esse processo operacional, sendo assim, especialmente nas seguintes demandas:

  • Identificação dos fornecedores;
  • Auditoria de fábrica;
  • Inspeções pré-embarque;
  • Importação e exportação de produtos ideais.

Além de todas as opções que tornarão a empresa mais competitiva, serão também identificadas a sua capacidade de fornecimento, bem como a localização e um breve histórico.

Exploração dos mercados globais sem a dependência da política interna

O mercado internacional é uma boa oportunidade de negócio para as empresas brasileiras de todos os portes.

Assim como também é uma excelente oportunidade para a competitividade sustentável na internacionalização das empresas, pois esta chance deve ser vista como uma grande perspectiva de novos negócios em mercados variados e com países de diversos continentes.

Com o aquecimento do mercado internacional na pandemia, que não só manteve mas viu aumentar o volume das operações internacionais, a estagnação em alguns setores internos foi compensada.

A exportação é para todo tipo e qualquer tamanho de empresa, basta produzir com qualidade. Desse modo, este cenário favorece a abertura das perspectivas das empresas brasileiras se inserirem neste mercado globalizado expansivo.

7 passos para avaliar as oportunidades da internacionalização das empresas

Se a sua empresa não tem experiência no Comércio Exterior e pretende inovar e sair do mercado interno para desbravar as oportunidades do mercado internacional, você está lendo o conteúdo adequado para seguir pelo caminho certo.

O mercado internacional é uma excelente alternativa para a expansão dos negócios, ampliando as vendas e incrementando o faturamento a fim de aumentar a realização de novas parcerias.

Explorar novos mercados é muito lucrativo, contudo, alguns cuidados devem ser tomados neste processo de internacionalização das empresas, que aumentarão a segurança nesse tipo de investimento:

  1. Certificação da competitividade do produto que será vendido;
  2. Pesquisa da oferta e preço do produto no destino desejado;
  3. Preparo para atendimento à demanda;
  4. Adequação às normas técnicas do mercado internacional;
  5. Estudo das leis para as exportações e para as importações;
  6. Identificação de possíveis barreiras;
  7. Busca do apoio de uma Trading Company como a AIN Global

A importância das relações comerciais no mercado internacional

No comércio internacional as operações realizadas entre os países são regidas por normas preestabelecidas em acordos comerciais internacionais, que se aplicam tanto para os bens, quanto para os serviços e a movimentação de capital.

A diluição do risco por diversificação no mercado também é um fator de importância nessas relações, pois quando existe uma crise interna nos países a população consome menos e uma retração na economia pode ser observada.

O país que é parte nesses acordos por meio das relações internacionais consegue manter a venda dos produtos em âmbito internacional, resultando em certo aquecimento econômico mesmo diante da crise interna.

A verificação eficiente na visualização dos cenários das relações comerciais entre os países é feita por meio da balança comercial, que mensura todos os saldos de importação e de exportação do país de interesse, no momento de estabelecimento da comercialização dos seus produtos.

Desenvolvimento de fornecedores com a ajuda da inovação

Com ferramentas gerenciais simples e práticas os melhores produtos são identificados em termos econômicos, para que possam proporcionar uma redução de custos ou uma maior margem de lucro na internacionalização das empresas.

Aquelas que ainda não importam trazem muitos questionamentos sobre qual produto ou matéria-prima importar. É necessário focar nos produtos com maior impacto nos custos ou nas vendas, ou seja, verificar quais são as mercadorias com maior consumo para que o resultado seja assertivo.

Alguns passos são sugeridos para esse trabalho, a saber:

  • Aplicação da curva ABC;
  • Análise de Pareto ou regra 80/20;
  • Identificação de produtos por meio de Big Data;
  • Aplicação de uma metodologia sólida.

Desse modo, a empresa que está iniciando suas operações no Comércio Exterior conseguirá encontrar um fornecedor apto a fornecer produtos com qualidade e menor custo.

Tendo um bom desenvolvimento como a chave para negócios saudáveis permite também conquistar fontes mais seguras, melhores produtos e com bons preços.

Internacionalização de empresas: Preciso fazer isso sozinho?

Saiba que as Trading Companies dão todo o suporte para aquelas empresas que não sabem por onde começar o processo de internacionalização de empresas.

Sendo assim, as Trading sabem do que as empresas iniciantes no Comércio Exterior precisam dentro da realidade de cada uma para estar apta a fazer negócios e ser reconhecida no mercado internacional.

Muitas são as vantagens de contratar este tipo de prestação de serviço via Trading, para as importações e as exportações, principalmente se tratando de um importador iniciante.

Alguns dos benefícios estabelecidos nesta parceria de sucesso são:

  • Agilidade e confiabilidade nos processos;
  • Experiência do trabalho de profissionais qualificados.

Vantagens de exportar via Trading Company

A Trading como uma empresa de negociação tem como seus principais objetivos:

  • a diminuição dos processos de importação e de exportação; e
  • a promoção das melhores negociações entre comprador e vendedor.

Além disso, irão apresentar a melhor opção fiscal e de logística para cada processo. Na contratação dos serviços de uma Trading é possível economizar tempo e dinheiro, entre outros benefícios.

Economia de tempo porque o cliente está contratando uma empresa especializada em tratativas do Comércio Exterior. O que facilita a busca por um fornecedor de confiança.

Por outro lado, economia de dinheiro nas parcerias firmadas com os fornecedores, diante dos volumes que movimentam nas operações de Comércio Exterior. Com tabelas especiais para fretes, armazenagem, entre outros.

Vantagens de importar via Trading Company

No que se refere à importação, existem diversas formas de realização das operações para quem ainda não tem muita bagagem, ou prefere assim a segurança de contar com o auxílio de uma Trading com mais experiência no Comércio Exterior.

Isso porque este tipo de parceria traz inúmeras vantagens aos importadores que desejam investir na internacionalização de suas empresas:

  • Importação por Conta e Ordem;
  • Importação por Encomenda;
  • Habilitação do RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros);
  • Trade Finance;
  • Outsourcing;
  • Comitivas internacionais;
  • Assessoria no desenvolvimento das operações.

Sem mencionar os benefícios fiscais que a parceria com uma Trading pode oferecer, como a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Outras vantagens ainda podem ser citadas, como:

  • oportunidade de compra de volumes menores;
  • mais segurança nos processos operacionais;
  • inspeção pré-embarque;
  • seguro internacional;
  • transporte com parceiros de confiança.

A AIN GLOBAL está preparada para a internacionalização da sua empresa

Com uma equipe experiente e altamente qualificada, a AIN Global é uma Trading Company especialista em internacionalização de empresas de todos os portes. Que acredita em um atendimento de excelência e próximo do cliente para que seja a chave de uma parceria de sucesso.

Sempre com o investimento em inovação e tecnologia, busca oferecer os melhores e mais sólidos resultados em importações e exportações.

A AIN também oferece o programa Business Partnership que visa o desenvolvimento de parcerias para aumentar o leque de oportunidades por meio do compartilhamento de conhecimento e soluções em Comércio Exterior.

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