+55 47 3466-1106

Logística Internacional: qual o cenário atual?

Este artigo está direcionado aos importadores e aos exportadores em geral para mostrar as atuais dificuldades, os desafios e as tendências que surtiram grande efeito na Logística Internacional desde que a pandemia de Covid-19 teve início.

Atualmente momentos tensos são experimentados como resultado do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o que intensifica ainda mais muitos desencontros ocorridos nas operações logísticas no Comércio Exterior em razão de imprevistos e impasses que exigem das empresas se adequarem com a realidade.

O que é a Logística Internacional?

A Logística Internacional é fundamental para que o Comércio Exterior expanda como ferramenta estratégica e diferencial competitivo nas negociações.

Em um ambiente globalizado, no qual as empresas importadoras se tornam mais competitivas, a logística sempre atua nos procedimentos negociais e produtivos. Então ela integra em um mesmo processo as compras, a armazenagem e a distribuição de mercadorias, como um novo modelo de gestão do Comércio Exterior.

Desde o início do período pandêmico em 2020, a Logística Internacional vem sofrendo diversas atualizações e com maior frequência do que em qualquer outra área. Nesse sentido, é muito importante fazer o acompanhamento das atualizações implementadas na legislação, evitando transtornos financeiros ao importador.

A importância da Logística Internacional

A partir da internacionalização nas redes logísticas e com o aumento da competitividade, as empresas importadoras descobrem cada vez mais que necessitam compartilhar suas competências, sobretudo nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e qualidade.

A importância da Logística Internacional se apresenta na melhora do objetivo principal dos sistemas logísticos externos, ligando o fabricante aos seus parceiros operacionais. Uma vez que a logística é uma área ligada diretamente com a estratégia empresarial, busca pela otimização de fluxo de armazenamento das mercadorias até que sejam entregues ao cliente final.

Com todos os avanços processuais e tecnológicos focados na estratégia do importador, a metodologia Just in Time (JIT) inova pela redução no tempo de produção e estoque, assim como no aumento da qualidade de bens e de serviços, que demandarão mais flexibilidade dos pedidos.

Como funciona a Logística Internacional?

A Logística Internacional leva as mercadorias a cruzar fronteiras por meio dos operadores logísticos internacionais, como: transportadores rodoviários, armadores ou operadores multimodais, que atuarão na movimentação de produtos em contêineres e granéis.

O Agente de Cargas é o principal responsável pela eficiência nas informações que chegam aos interessados nas operações logísticas que ocorrem no Comércio Exterior.

As operações internacionais são caracterizadas pelas novas relações profissionais que surgem à medida que as redes logísticas se expandem. Não há mais restrições geográficas e culturais, o que auxilia na harmonização de um mercado único.

A Logística Internacional e os seus custos mais relevantes

A estratégia de produção e de armazenamento do JIT utilizado na Logística Internacional faz com que a demanda seja produzida com o material estocado, sem a necessidade de solicitação exclusiva e sem o excesso de produção no armazém.

Portanto, é necessário levar em consideração a escolha do modal de transporte utilizado para que os fluxos logísticos ocorram com custos reduzidos.

Levando em conta os custos referentes aos processos de armazenamento e de distribuição, os mais relevantes são:

  • Produto;
  • Manutenção;
  • Embalagem do produto;
  • Modais de transporte;
  • Frete;
  • Logística tributária;
  • Tecnologia operacional;
  • Custos de distribuição;
  • Valor humano.

O cenário atual da Logística Internacional

Este ano é considerado o momento ideal para o ajuste e o aprimoramento das empresas após a crise sanitária da pandemia. Entretanto, as operações e os processos na Logística Internacional exigem o uso de tecnologias e inovações continuamente.

Dessa forma, o crescimento no número de operações demandará mais dos modais de transporte, com novos desafios que vão surgindo no cotidiano dos gestores diante dos acontecimentos globais que impactam diretamente nos custos e nas demandas.

O impacto da guerra Rússia x Ucrânia

Diante do conflito que já ocorre há mais de um mês, os portos ucranianos se encontram fechados para as atracações. Isso dificulta o trabalho dos armadores, que interromperam as suas operações portuárias.

A Rússia, por outro lado, é a segunda maior nação exportadora e a terceira maior produtora de petróleo do mundo. Todo esse contexto impacta fortemente no valor do barril, fazendo-o superar a marca de USD 100 e causando grandes reajustes nos combustíveis e no valor dos fretes.

O Brasil é comprador de fertilizantes, adubos e trigo oriundos da Rússia. Produtos que vêm sendo sujeitos a constantes aumentos por causa do conflito, o que reflete também no preço dos alimentos.

A pandemia ainda é um fator preocupante?

A China, maior fornecedor de insumos do planeta, passa por uma nova onda de contaminação de Covid-19, fazendo com que as autoridades adotem iniciativas de lockdown mais uma vez.

Muitos voos internacionais que já estavam programados para Xangai foram desviados para outros aeroportos com o intuito de não disseminar o vírus nessa nova fase.

Os casos dobraram rapidamente, pessoas estão sendo testadas em grandes escalas e prédios estão sendo isolados a fim de evitar um novo surto no continente.

A tecnologia acelerou a Logística Internacional nos últimos anos

A implementação da tecnologia e das inovações que surgem no cotidiano empresarial ajudam a Logística Internacional na padronização de processos para que o investimento seja eficiente e se tenha total aproveitamento.

O acesso aos dados torna os procedimentos mais fáceis, rápidos e evita erros, com a finalidade de garantir que todas as informações sejam inseridas uniformemente.

Desse modo, a tecnologia avançada simplifica os métodos de trabalho na logística, permitindo executar as atividades com maior automação e tornar as equipes mais produtivas.

Grandes players adquirindo suas próprias frotas

Diante dos problemas e dos desafios encontrados na cadeia de abastecimento global, os gigantes da Logística Internacional vão driblando as adversidades como podem. Devido ao colapso mundial que se estabeleceu em diferentes setores e países, reflexos principalmente no desabastecimento de produtos, na elevação dos preços e na falta de contêineres foram sentidos.

Empresas como Amazon vêm contornando os problemas na cadeia de abastecimento global com uma infraestrutura própria, que inclui navios, aviões e contêineres.

Além desses recursos, pensam em rotas alternativas que proporcionam mais celeridade aos processos de entregas.

No Brasil: a BR do Mar e a redução do AFRMM

O projeto BR do Mar atrai mais investimentos para a modernização da estrutura portuária, trazendo armadores motivados a atuarem na cabotagem brasileira.

Entrou em vigor no dia 25 de março de 2022 a Lei nº 14.301, de 7 de janeiro de 2022, prevendo a nova alíquota de 8% para navegação de longo curso, que contempla as importações marítimas – lembrando que antes essa alíquota era de 25%.

A AIN Global está em constante evolução

Com uma equipe experiente e altamente qualificada, acreditamos que um atendimento de excelência, próximo ao cliente, seja a grande chave para uma parceria de sucesso. É assim que através do investimento em inovação e tecnologia a AIN Global busca oferecer os melhores e mais sólidos resultados em importação e exportação.

Prestando o serviço de internacionalização para sua empresa, sabemos o que você precisa, dentro da sua realidade, para tornar a sua empresa apta a fazer negócios e ser reconhecida no mercado internacional.

No serviço de importação, consolidamos os negócios da sua empresa no mercado internacional por meio da ampla experiência aliada a um vasto conhecimento técnico, visando a satisfação de nossos clientes durante todo a operação no Comércio Exterior.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Outros artigos

Quem atua com compra e venda de bens já deve estar familiarizado com o tema classificação fiscal de mercadorias.   Esta atividade …

O Brasil possui grandes indústrias reconhecidas internacionalmente. São diferentes segmentos de atuação que fornecem para diversos países no mundo. Mas para que …

Ter os melhores fornecedores, saber o que fazer com eles e, principalmente, extrair-lhes o melhor: esse é o estado da arte do …

Você já se perguntou como encontrar o melhor produto para importar? Aquele que vai permitir à sua empresa uma margem de lucro …